"Acreditavam que o homem não poderia voar , para esses os limites estão impostos na imaginação"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

OpenLdap - Une o Útil e o agradável

O OpenLDAP é um programa livre de código aberto que implementa o protocolo LDAP.

Para uma melhor definição conceitual visite, Ldap Wiki.

Aprendizado do desenvolvedor.

O desenvolvedor geralmente tem o a vontade de estudar as camadas mais complexas de determinadas tarefas no servidor, visto que isso amplifica seus conhecimentos na estruturação do mesmo. 

Eu Marcos Vinicus e Nicolas Melo estamos passando por esse momento em que adquirimos um grande conhecimento no funcionamento geral do sistema. Essa experiencia pode ocorrer por parte do próprio desenvolvedor como uma curiosidade ou por parte obrigatória onde se necessita entender o que realmente esta acontecendo diante dos problemas.

Servidor Ldap + Open Ldap

O Servidor Ldap pode representar uma aplicação de alta complexidade  quando tratamos dos arquivos padrões chamados de Schemas. Esse arquivos merecem um cuidado especial do desenvolvedor pois eles coordenam a forma eu que o servidor Ldap vai trabalhar, além desse temos outros arquivos que se responsabilizam pela organização de grupos, permissões de usuários entre outras aplicações.  

O OpenLdap ,neste caso representando como PHP LDAP AMIN ,aparece como um gerenciador gráfico que visa agilizar alguns processos, possibilitando uma gerencia rapida e eficiente, sendo muito semelhante ao AD (Active Directory) do Windows. 



Essa ferramenta tem um grande potencial quando é necessário estruturar grupo de usuários, permitindo que insira diversos usuários a um grupo com muita facilidade.


A sua interface também é muito agradável, podendo ser utilizada no próprio navegador em uma interface de uma pagina na web. 

Aqui estão algumas amostras de sua interface.  


 O que se conclui é que devemos manter o contanto direto com o sistema e sempre conhecer o que acontece nele, e visualizar que ferramentas como o OpenLdap ajudam muito mais não substituem o bom e velho terminal de comandos bash.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário